O Potencial Estrat Gico Da TI Para O Servi O Social COMPLEMENTO
Renato Veloso
De acordo com o autor, a tecnologia resultou do trabalho acumulado pela sociedade, sendo um apontador da riqueza socialmente produzida ao mesmo tempo em que serve como meio para a sua reprodução. Hoje, a tecnologia está muito diversificada e faz parte do cotidiano de praticamente toda a sociedade, dentre as quais se encontram as chamadas “tecnologias da informação” (TI).
Podemos dizer que, segundo o autor, a TI é o conjunto de dispositivos, serviços e conhecimentos relacionados a uma determinada infra-estrutura, da qual fazem parte computadores, softwares, sistemas de redes etc., capazes de processar e distribuir informações para as organizações e os sujeitos sociais e que pode exercer influência no campo econômico, político e social servindo para reforçar ou não a lógica da acumulação capitalista.
No trabalho desenvolvido por assistentes sociais, a TI pode contribuir de forma significativa, visto que, se o profissional desempenha bem suas atividades, a ajuda da tecnologia irá potencializá-la, acelerando e facilitando o desenvolvimento da mesma no sentido de avançar na luta pela defesa de direitos, pela ampliação e consolidação da cidadania, e pelo aprofundamento da democracia, demandando, neste sentido, uma utilização marcada pela competência crítica, e não apenas técnica. No entanto, aquele profissional que não consegue exercer bem suas tarefas sem a ajuda da tecnologia, provavelmente não passará a fazê-la só por estar utilizando-a. Assim a TI expressa seu valor, agregando a possibilidade de produzir uma mudança qualitativa ao trabalho profissional, já que pode ampliar as habilidades do profissional e que consequentemente irá refletir na satisfação dos interesses dos(as) usuários(as), dos segmentos populares e trabalhadores através de projetos de trabalho consistentes, críticos e comprometidos com a qualidade no atendimento prestado.
Assim sendo, a utilização da TI no cotidiano do assistente