O ponto
CURSO DESIGN - Prof. Mário Arreguy
:: ELEMENENTOS VISUAIS O PONTO
O ponto é um elemento conceitual, seu formato mais comum é de um círculo, simples e compacto, contudo, pode assumir qualquer forma, desde que mantenha como característica principal seu pequeno tamanho em relação ao espaço, ou campo visual, no qual este se encontra inserido.
Ele é “no sentido exterior e interior o elemento primário da pintura e, especificamente, da arte gráfica”. ( Kandinsky)
Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho. Este elemento visual se caracteriza, principalmente, por atuar sobre o campo visual de maneira localizada e descontinua. Seu tamanho deve ser comparativamente pequeno; seu formato deve ser razoavelmente simples.
O elemento tempo é quase excluído do ponto. Ele corresponde à breve percussão do tambor ou do triângulo na música,ou às bicadas secas do pica-pau na natureza. O ponto é a forma temporal mais concisa. Nesse sentido , ele é instantâneo.
TIPOLOGIAS DO PONTO
1- Ponto isolado - Em um campo ele relaciona-se com o todo, mas permanece só, e a relação entre ele e esse campo, pode criar um desequilíbrio, gerando um peso visual para a composição. (Fig.4)
- No caso de dois ou mais pontos distantes, estes disputam a atenção em sua interação com o campo visual, criando uma tensão visual, no espaço da distância que os separa, (pensemos nas constelações de estrelas no céu) podendo tembém dar a impressão de se repelirem mutuamente,( Fig.5).
- Dois ou mais pontos próximos adquirem uma interação imediata e mais intensa = se atraem, sendo percebidos em grupo [quanto menor a distância, maior será a atração entre eles]. ( Fig.6)
4 5 6
Na prática, as dimensões e formas do ponto podem variar, mantendo o conceito de ponto desde que permaneçam mínimos em