"O Ponto de Mutação" Filme
IESB – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
CURSO – ADMINISTRAÇÃO – C&T
DISCIPLINA – ADMINISTRAÇÃO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR - LUIZ AUGUSTO HAYNE
FILME:
“O PONTO DE MUTAÇÃO”
LUZMÁRIA SANTOS BARBOSA LUCENA
Brasília-DF, agosto de 2001
Que mensagem o filme nos transmite?
A mensagem é a de que todas as coisas se interligam, o mundo é um todo, o cosmos é um todo, um holos, assim como o corpo humano é um todo, composto de vários organismos que são interdependentes, o que acontece com o rim, afeta ao coração, por exemplo. Enfim, tudo que se faz aqui se reflete em outro lugar. O mundo é uma teia.
O filme mostra como a questão ecológica deve estar presente em todas as áreas do conhecimento, na física, na economia, na administração, no esporte e outros. Porque o planeta é o corpo no qual nós estamos inseridos, somos apenas um órgão, se o planeta morrer nós morreremos juntos.
De acordo com o diálogo entre os três personagens do filme um poeta, uma física e um político, percebe-se que estamos precisando de uma nova visão da realidade, que permita que as forças que estão transformando o nosso mundo possam fluir como um movimento positivo de mudança social, saindo da lógica cartesiana para uma lógica holística, comprovada pela descoberta da física quântica. Nada é estático tudo está sempre em constante movimento, assim como os elétrons., os átomos todas as matérias.
Dois conceitos fundamentais para entendermos bem a mensagem do filme é a terminologia yin/yang, especialmente útil na análise do desequilíbrio cultural que adota um amplo ponto de vista ecológico que poderia ser chamado de concepção sistêmica, no sentido da teoria geral dos sistemas. O outro conceito do holos para designar subsistemas ao mesmo tempo como todo e como parte.