Relatório filme ponto de mutação
No filme acontece uma conversa entre três pessoas que embora tenham estilos de vida e pensamentos diferentes, essas pessoas fazem partes de núcleos sociais diferentes, são abertas a novas idéias e essa conversa acontece em um castelo medieval na França.
O primeiro ator é um político que se sente desmotivado com a política, argumentado não ter discurso próprio, tendo que repetir os discursos que seus assessores escrevem ou dizer o que as pessoas querem ouvir. O segundo ator é um poeta que se sente na crise de meia idade. Ele veio para a França para fugir da competitividade das grandes cidades. A terceira é uma cientista especialista em Física que vive uma crise existencial ao ver a intenção do uso militar em sua pesquisa.
A cientista faz uma dura critica sobre a maneira cartesiana em que os políticos de modo geral vêem a natureza. Os três personagens fazem alcançar uma nova visão de mundo, a qual estabelece relação de tudo com tudo. Esse novo modelo mostra condição humana atual, por meio dos processos de convivência e interação.
O filme passa a idéia de que devemos mudar nossa maneira de ver o mundo. Para que conseguimos perceber a transversalidade da educação ambiental e a importância de ser discutido em redes de ensino, sendo trabalhada como uma grande teia ligada a diferentes disciplinas, a fim de analisar um fenômeno. Propõe também que é mais correto se falar sobre a descrição da realidade do que dizer que determinadas partes atuam de tal ou tal forma para definir o