Case TI
Introdução
A CTA atende o transporte aéreo de cargas na América do Sul, utilizando 52 aviões e 13 helicópteros. A administração central está localizada no escritório em São Paulo, sendo este também a administração regional para o Brasil. Existe também uma administração regional em Buenos Aires (Argentina) e outra em Santiago no Chile. Existem ainda 12 escritórios regionais em cidades estratégicas (6 no Brasil, 3 na Argentina e 3 no Chile), os quais se reportam para as administrações regionais dos seus países. A CTA emprega 440 funcionários, sendo 110 pilotos de aviões e 30 pilotos de helicópteros. As administrações empregam:
a) São Paulo: 83 funcionários
b) Buenos Aires: 52 funcionários
c) Santiago: 45 funcionários
d) Escritórios regionais: 10 funcionários.
A CTA atende contratos firmados por seus escritórios regionais, sendo que existem 34 clientes com contratos anuais e outros clientes com demandas pontuais. A CTA foi fundada há 12 anos, sendo neste período sua missão tem sido de atender ao cliente com qualidade, nos prazos acordados a um custo justo.
A empresa deseja expandir seus serviços para mais dois países da América do Sul, aumentando o número de clientes e bases para operação de suas aeronaves. A visão da CTA é que o número de empresas que solicitam os seus serviços irá aumentar significativamente nos próximos, devido: a necessidade de maior agilidade nos transportes de cargas, a globalização e o tráfego nas grandes cidades.
A administração central tem percebido a importância da informação para a empresa, sendo que este tem sido considerado um fator crítico de sucesso para que reter e aumentar o número de clientes, bem como melhorar seus processos internos. Os problemas detectados são:
1) A CTA tem enfrentado problemas com seus clientes externos, devido a falta de informação disponibilizada pela empresa, como por exemplo: situação da carga (data