o poder e a sociedade
Justifique sua resposta:
Sim, existe uma renúncia social em prol da sobrevivência, pois o povo permite que seu corpo, tempo, espaço, enfim, sua vida seja manipulada e alterada, submetendo ao seu corpo uma perda de força pela sua sujeição e obediência política em troca de saúde, educação, enfim, uma melhor qualidade de vida.
2) Para Foucault as leis são produto da vontade do povo ou de quem detém o poder no Estado? O que ele pretendeu ao dizer que elas são frutos de normas de conduta e de valores?
Para Foucault as leis são fruto de um poder imanente na sociedade. Ele quis dizer que nossa sociedade, uma sociedade distinta no que se refere à relação entre poder, direito e verdade, para caracterizar a intensidade desta, somos compelidos pelo poder a produzir, revelar e buscar a verdade e impulsionados a viver em razão dos discursos verdades.
3) Qual a diferença de poder punido e poder disciplinar?
No poder punido as leis seriam cumpridas, nem que para isso punissem aqueles que não as seguissem. Para isso se utilizava a violência.
Poder disciplinar é um mecanismo de controle e punição. Essa forma de poder permitia que o governo submetesse o povo a seu desejo sem que a população se desse conta. Aqueles que fugiam da conduta dita normal eram marginalizados.
4) O Estado possui uma instituição capaz de disciplinar a sociedade e submetê-la ao seu poder docilmente? Como? Exemplifique sua argumentação:
Sim, através de instituições chamadas Escolas, onde regras rígidas começam a introduzir deste cedo a disciplinar as pessoas.
5) O que é Biopoder e qual é a sua forma de ação?
O Biopoder é uma relação de poder e vida, sendo que, através dela a maior riqueza do Estado passa ser seu povo, que atua como um instrumento político. A preservação da vida passa