poder s sociedade
Quando o nosso organismo necessita de reposição de nutrientes, o nosso estômago libera um hormônio chamado anelina que age em nosso cérebro ativando a nossa sensação de fome, da mesma forma quando ingerimos alimentos, nos da à sensação de saciedade.
Assim podemos afirmar que a fome nada mais é que a falta de celopia no corpo. Por isso é aconselhável que nos alimentemos diversas vezes ao dia, pois, quando a fome é devida a ausência de reposição de nutrientes, nosso organismo se alimenta das reservas armazenadas de glicose.
Não encontrando mais glicose, o organismo consome as proteínas necessárias na formação dos músculos, danificando-os e por fim busca as gorduras. Quando a alimentação é feita de forma errada, esta leva o organismo a falta de nutrientes que podem assim levar a varias consequências como: desnutrição, depressão, ansiedade, retenção de líquidos e outros. O principal papel dos alimentos é satisfazer a nossa fome nos dando energia e nutrientes necessários para uma boa saúde.
Durante a refeição, o estômago dilata e receptores internos sentem o volume dos alimentos. Este receptor envia sinais para o cérebro através do nervo vago, causando a sensação de satisfação. Assim quando ele se esvazia voltamos a sentir fome.
Poder saciante
Alguns alimentos contribuem para o sentimento de saciedade, como os alimentos ricos em proteínas (fibra e água) podemos citar: frutas,vegetais. Peixe, carne, feijão, ovos, são ricos em carbono e pastas. Arroz, pão integral, está entre os alimentos que produzem maior sensação de saciedade.
Outras influências
Muitas das vezes e difícil entender os níveis de saciedade, pois existem vários tipos de alimentos, gostos e hábitos, porções e inclusive o estado de espírito afetando a ingestão e o peso corporal.