O Poder Midi Tico
Atualmente, vivemos e convivemos com grandes avanços tecnológicos e novas formas de comunicação, como por exemplo: o surgimento das redes sociais, celulares que estão cada vez mais sofisticados, onde há juntamente com eles diversos programas chamados de “aplicativos” que auxiliam e facilitam a vida das pessoas. Há alguns anos atrás podia-se definir três esferas distintas e independentes umas das outras que são: esfera da informação, que envolve o mundo jornalístico (noticiários de TV, imprensa e informação radiofônica). A segunda é a da comunicação institucional, onde há publicidade, propaganda e todo esse sistema que se desenvolveu fortemente. E a terceira esfera é a cultura de massa, onde engloba: telenovela, cinema, esporte, quadrinhos etc.
Os governos e empresas utilizam muito essas formas comunicativas, com assessores de imprensa, jornais, sites, rádios etc. Tudo isso mesclado, formando assim um único formato. Onde pode associar o que foi citado acima, que não é mais possível distinguir qual é a esfera e funções, pois se complementaram ao ponto de construir apenas uma, isso por causa da revolução digital, que resumidamente é a mistura do texto, som e imagem. Um exemplo disto é de novo: o celular, antes era um aparelho somente para fazer ligações. Hoje, além de ligar, pode-se enviar mensagens, imagens, selecionar músicas para ouvir e também sintonizar a estação de rádio que quer, pois o mundo radiofônico não se restringiu nos ouvidos, mas se estendeu para as telas, onde se consegue ver a estação e algumas vezes ver o que está acontecendo nos estúdios através de fotos que os próprios integrantes disponibilizam ao público. Resumindo, esse é o universo da internet.
A internet trabalha com informação, publicidade e cultura de massa, por conta disso, empresas estão surgindo e em muitos casos realizando fusões por causa deste novo tipo de comunicação. Por exemplo: o grupo antigo, Time Warner, líder em comunicação mundial se uniu com a America