O poder do voto
O objetivo deste texto é tão somente fazer uma reflexão acerca de um assunto que está inerentemente ligado à nossas vidas, qual seja, a política. Não raro, percebe-se que os homens discutem constantemente sobre futebol (alguns chegam ao ponto de brigar, ou fazer coisas inacreditáveis), sobre filmes, sobre novelas, mas pouco falam quando o assunto é política
Ora, por que será que as coisas mais importantes passam despercebidas? Por que será que nós valorizamos mais as coisas menos importantes? Passamos horas e horas na frente de uma televisão, assistindo filme, novela ou futebol. Comentamos e defendemos a atitude deste ou daquele ator, elogiamos ou criticamos a atitude deste ou daquele jogador.
Sabemos tudo sobre nossos ídolos, quanto eles ganham, onde moram, o que fazem, mas deixamos de lado o que realmente nos interessa, não buscamos conhecer os nossos Direitos ( As pessoas falam: Eu conheço meus Direitos. Será que realmente conhecem? ), não nos importamos em participar dos eventos políticos, não sabemos nem mesmo quem são os nossos representantes e o que eles fazem.
Será que toda pessoa sabe qual é o significado da palavra política, e o que vem a ser o voto? Será que toda pessoa sabe qual é o papel de um vereador? Pois bem, a política, em uma definição mais simples, é tudo aquilo que envolve a organização e a administração da coisa pública (da cidade, do estado, do país, da nação), e o voto nada mais é do que um importante instrumento, por meio do qual o cidadão exerce o Direito (sufrágio ) de escolher seu representante. Diz a nossa constituição, em seu artigo primeiro, parágrafo único, que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos desta constituição.
Ora senhores, ser cidadão é participar ativamente dos assuntos que dizem respeito ao nosso município, ao nosso estado, ao nosso país. Porém, temos lançado mão de nosso Direito, de nosso poder (de