O poder da palavra
O poder da palavra é o maior poder que hoje em dia toda a gente possui, uns mais que outros, mas duma forma geral toda a gente tem direito a ele. É através da nossa palavra que fazemos a nossa mensagem passar de uns para os outros e por isso quando exercemos este poder não pode ser de qualquer forma. Falar bem é uma arte, baptizada com o nome de retórica, cada vez que abrimos a boca para dizer alguma coisa, temos de antes de mais nada saber ouvir e fundamentar aquilo que vamos dizer.
Durante o seu dia um político passa a maior parte do tempo a falar, e o seu papel é levar as pessoas a aderirem à sua tese. Este acto é feito através do poder da palavra e um político quando se dirige a um auditório tem de saber estruturar o seu discurso tentando assim evitar qualquer tipo de gafe ou erro. O seu discurso tem de ser muito bem estruturado, defendendo assim a sua tese através de argumentos fortes e plausíveis.
Não é qualquer pessoa que é artista no que diz respeito a exercer o poder da palavra e por isso não é qualquer pessoa que pode envergar pela vida política. Ao dirigir-se a uma plateia um político tem de se mostrar confiante naquilo que está a dizer, pois só assim conseguirá que as pessoas o apoiem e adiram à sua tese. Um bom político é aquele que embora não fale muito diga de uma forma sensata as palavras certas às pessoas indicadas. Grande parte das vezes o falar muito não é sinónimo de qualidade, pois nestes casos mais vale pouco e bem que falar muito e não se aproveitar nada.
O poder da palavra deve ser utilizado como arma fundamental na vida de um político.