O planeta Terra
O que é o planeta Terra?
A Terra é um planeta rochoso, que se encontra entre Vénus e Marte. De entre os quatro planetas telúricos, isto é, rochosos, é o maior tanto em tamanho como em massa. Estima-se que se tenha formado à cerca de 4,54 mil milhões de anos atrás, surgindo a vida 1 mil milhão de anos depois.
A Terra interage com outros astros no espaço, em particular com o Sol e a Lua. No presente, a Terra orbita o Sol uma vez por cada 366,26 rotações sobre o seu próprio eixo, o que equivale a 365,26 dias solares.
Como é constituído o interior da Terra?
Podemos dizer que a Terra é constituída por três camadas:
Crosta: É a camada sólida que envolve a Terra. Podemos falar em crosta oceânica e crosta terrestre. A crosta oceânica é essencialmente constituída por basalto devido à extrusão de material por parte do rifte, enquanto que a crosta terrestre é constituída por granito.
Manto: Camada viscosa que se localiza logo abaixo da crosta. É constituída por vários tipos de rocha que se encontram num estado que mistura materiais fundidos e sólidos – magma.
Núcleo: É a parte central do planeta. Possui duas partes: núcleo interno (sólido) e núcleo externo (líquido). Os cientistas, geofísicos acreditam que o núcleo interno é metálico, formado principalmente por ferro , com um pouco de níquel. Já o núcleo externo é formado por ferro.
Atividade Geológica
Entre os planetas telúricos, a Terra revela ser o planeta mais ativo. Ao passo que os outros planetas telúricos já não estão geologicamente ativos (Mercúrio, por exemplo, passou a ser um planeta geologicamente inativo à cerca de 3,2 milhares de milhões de anos), a Terra é o único planeta geologicamente ativo atualmente.
A atividade geológica da Terra manifesta-se de diferentes maneiras: através de sismos, de vulcões, como também através do movimento das placas tectónicas.
Biosfera
Dá-se o nome de Biosfera ao conjunto de ecossistemas que