O planejamento
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
Acadêmica: Quezia Tamaris Kraemer
Pólo: Agudo
Disciplina: contextos educativos na infância I
O Planejamento
O aprendizado se dá através da interação entre o homem e a sociedade, e uma das formas de interagir é pelo uso da linguagem, (entende-se aqui como fala), pois ela possibilita a apropriação de conhecimentos existentes bem como a formulação de novos conhecimentos.
Porém em se tratando de seres humanos a interação não fica apenas restrita ao uso da linguagem oral, mas também o uso da linguagem corporal, muitas vezes nossos sentimentos, emoções, dúvidas, frustrações, alegrias, respostas aos questionamentos dos professores, pensamentos são expressas através do corpo.
Nesse sentido o corpo é usado como um instrumento de comunicação, com o ambiente e com as pessoas que convive, outro fator a destacar é que o desenvolvimento da corporalidade nos possibilita a compreensão é a conscientização de nós mesmos tanto para nossas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas como para nossas necessidades de exprimir, comunicar, criar, compartilhar e interagir na sociedade em que vivemos.
O contexto escolar é um dos poucos espaços onde a criança ainda pode vir a ter espaço para construir o seu próprio pensamento e dominar suas ações de modo espontâneo. No entanto, é exagerada a inquietação dos docentes de criarem lugares intelectualmente apropriados para inspirar respeitabilidade ao seu papel, com planejamentos e metodologias que dêem utilidade ao tempo em que os infantes passam no colégio. O caráter propositado e premeditado das atividades educativas, não raro, acaba por cortar a interação lúdica.
Ao querer modificar o ensino em algo mais prazeroso e amigável, utilizando o brincar como uma solução para atenuar a dureza dos exercícios escolares, os docentes acabam por resultar em uma pratica instrumental,