O planejamento estratégico nas organizações produtivas
A globalização dos mercados trouxe para as organizações produtivas a necessidade de adaptações para permanecerem atuando. Toda a organização deve ter um planejamento, que identifique os objetivos e metas a serem alcançados. O mercado nos oferece boas oportunidades, mas deve-se levar em consideração que ao lado destas estão os riscos e que somente com boas estratégias, através de seus gerentes de produção é que pode-se chegar ao sucesso. Uma boa estratégia deve levar em conta, diretrizes fundamentais e planos para atingir os objetivos, pois o momento é marcado por uma concorrência fulminante, e a satisfação do cliente é sem dúvida o maior marketing.
Os fatores chaves de sucesso de uma organização deve levar em consideração a inovação e liderança no uso de tecnologia, o forte desenvolvimento dos produtos, a qualidade e o marketing efetivo.
Neste atual mercado, a gerência de produção é uma ferramenta indispensável, que necessita de uma boa formação e as conseqüentes atualizações, dando origem a uma cadeia autosustentável.
Palavras chaves: Organização, Produção, Estratégia.
1. Introdução
Tomando como base a nova realidade econômica, as organizações produtivas devem buscar adaptações para permanecerem no mercado. Sem dúvida alguma, a globalização da economia abriu novos mercados, os preços cada vez mais estão próximos entre si devido a competição acirrada. A necessidade de um bom relacionamento entre a organização e seu ambiente externo, fica cada vez mais evidenciado com o advento da globalização, pois as empresas procuram se estruturar, reduzindo hierarquias e corrigindo distorções, para buscar uma adequação de seus custos juntamente com uma qualificação primorosa, obtendo assim uma maior competitividade no mercado.
Com esta nova realidade, os proprietários das organizações produtivas serão julgados por sua capacidade de identificar, cultivar e explorar as competências essenciais que tornam o crescimento possível e sustentável, o que