Planejamento e controle da produção
Três níveis hierárquicos das atividades do PCP, níveis Estratégico, Tático e Operacional
Nível Estratégico: Decisões da alta gerência que abrangem toda a organização, referentes a horizontes de planejamento de longo prazo, com altos graus de incerteza. Ex: definição da linhas de produtos, mercados de atuação, localização da unidade fabril, seleção de opções tecnológicas e projeto dos processos de manufatura, etc.
Nível Tático:Decisões da média gerência que abrangem unidades (fábricas) dentro da organização, referentes a horizontes de planejamento de médio prazo, com moderado grau de incerteza. Envolve basicamente decisões relativas à alocação e utilização de recursos de produção. Ex: planejamento de utilização da capacidade produtiva (planejamento Agregado), gestão de estoques, etc.
Nível Operacional :Decisões da gerência operacional, que abrangem operações produtivas, referentes a horizontes de planejamento de curto prazo, com baixo grau de incerteza. Ex:supervisão de funcionários e de atividades, controle de metas e resultados, etc.
Quadro comparativo dos três níveis, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção:
Estratégico
Definição: O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de ideias
Atividade que exerce: efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico
Participação no processo produtivo: Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.
Tático
Definição: Tem função gerencial e trabalha