O Pianista
Formador: Carlos Gamito
O racismo e a xenofobia concretizam-se através de condutas de pensamento e relacionamento impróprias existentes na sociedade que todos construímos.
Após a exibição do filme “o pianista”, de Roman Polansky, que retrata situações vividas durante a II Guerra Mundial relativamente aos horrores do holocausto nazi responda as seguintes questões:
Qual foi a mensagem que o realizador quis fazer passar para o público? Justifique a sua resposta.
O filme retrata a vida dura e apaixonada do Pianista, que consegue sobreviver à morte, sabendo que a sua família foi enviada para um campo de concentração. Este trabalhou como escravo, viveu como fugitivo, passou fome, frio e enfrentou a doença, contando sempre com o apoio da família, dos seus amigos e da musica, que permitiu que este vivesse.
Este filme alem de oferecer uma mensagem de esperança, serve para mostrar todo o inferno por que passaram os Judeus e a forma de como muitos deles morreram e representa também um grande misto de sentimentos, desde a ingenuidade dos Judeus no inicio da guerra até ao genocídio com que depois se depararam Qual foi a imagem e a cena que menos gostou no filme e aquela que mais gostou? Justifique a sua resposta.
A minha cena preferida foi, aquela em que o pianista, já no final do filme, se encontra sozinho, doente e debilitado a procura de comida quando é descoberto por um militar Alemão que lhe pede para tocar piano. Apos todo o sofrimento que que senti enquanto vi o filme, aqueles longos minutos em que o pianista tocava piano, apos tantos anos sem tocar, transmitiu-me a mensagem de conforto e esperança.
Acha que a situação que é retratada no filme poderia surgir nos dias de hoje, não só na envolvente politica, assim como na militar? Justifique a sua resposta.
Porque é que haveremos de pensar que não há risco de acontecer outra vez, no contexto de crise em que vivemos há fenómenos perigosos que podem levar a situações muito