O perfil do jovem do município de francisco beltrão - pr
Anderson de Sousa
Ivonete Raymundo
Tatiane Boeger
Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
RESUMO O presente trabalho é resultado de pesquisas desenvolvidas no ano de dois mil e doze no município de Francisco Beltrão, estado do Paraná e trás a tona a discussão a respeito da qualidade do ensino médio na rede pública, assim como, a percepção dos alunos em relação a esta modalidade de ensino.
O Ensino Médio carece de uma análise detalhada, para que possamos perceber quais são os principais problemas que o perpassam, haja vista que, os números mostram-se insatisfatórios.
Analisamos que tais problemas se dão a partir do fato de que o Ensino Médio no Brasil precisa avaliar seu significado, definir que cidadão quer formar. Foram a partir desses pressupostos que fomos a campo para buscar respostas.
PALAVRAS-CHAVES: Perfil – Jovens – Futuro – Política - Ideologia
INTRODUÇÃO
O Ensino Médio no Brasil, como o nome sugere, é uma modalidade de ensino que se caracteriza por ser uma fase de transição do estudante de ensino obrigatório para o ensino superior, da adolescência para a idade adulta, ou seja, é uma fase de extrema importância para o prosseguimento da vida destes jovens.
Entretanto, o atual Ensino Médio não proporciona a este jovem nem uma percepção mais crítica do mundo, tampouco, o prepara para tomar a decisão de qual carreira profissional seguir, também, dá pouquíssimas condições para este prosseguir nos estudos.
Assim sendo, foi realizada uma pesquisa no Colégio Industrial – Ensino Fundamental e Médio, município de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, com o intuito de analisar o perfil dos alunos da região, bem como, de entender quais são os anseios e as perspectivas destes jovens em relação ao seu futuro. A partir da pesquisa, pudemos constatar que a realidade do Ensino Médio precisa realmente ser reavaliada, precisa de novas políticas, de novos investimentos, enfim,