O perfil do homem renascentista
O renascimento é um movimento cultural europeu ocorrido entre 1300 a 1650. O renascimento italiano estendeu-se do final do século XV até o século XVI, o renascimento era um pouco preconceituoso, porque considerava que a cultura valorizava o ser humano, muitos renascentistas começaram a ser formados nos últimos séculos.
Nos séculos XV e XVI, surgiram os que contestavam um mundo medieval, homens e mulheres passaram a observar o estudo da natureza e da vida da terra. O pensamento medieval, dominado pela religião, cedeu lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo. Os artistas inspiraram-se no legado clássico grego e buscaram dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade.
A linguagem, entretanto, não é senão uma parte da expressão, e a arte foi, talvez, o meio mais forte e permanente de auto-revelação escolhido pelo Renascimento.
A vida cultural era controlada pela Igreja católica que passou ser influenciada por estudiosos da antiguidade greco-romana onde foram chamados de humanistas.
O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, um desses artistas era Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Shakeaspere esses artistas deram início ao Renascimento.
O homem do renascimento identifica a cultura Greco-latina que passa a ser os valores da época. Além de integrar o seu universo artístico dos deuses da mitologia grega, isto porque deuses tem características humanas, como por exemplo, sentimento, o homem renascentista procura compreender o mundo da luz, a razão e faz associação do equilíbrio entre a razão e emoção, as ações de beleza, o bem estar do ser humano.
A concepção estética que teve a base o humanismo e no renascimento convencionou-se chamar classicismo, eram os antigos filósofos greco-latino que por sua influência e saber poderiam ser considerados importantes ao ponto de serem estudados em classes.
Passou a surgir à pintura e a escultura