O Pensar E O Agir Tico E Pol Tico
1598 palavras
7 páginas
O pensar e o agir ético e político Pensar a sociedade contemporânea é, no mínimo, um grande desafio que exige critérios e rigor, uma vez que a sociedade é perpassada por uma infinidade de questões que, na velocidade típica de nossa época, se modificam a cada dia. Corre-se o risco de viver um imediatismo ingênuo, desprendido de uma visão de totalidade que busque englobar a compreensão histórica do passado, do presente e do futuro, num movimento dialético, levando-se em consideração todos os agentes que atuam na construção desta sociedade. O pensar rigoroso, sentido primeiro da própria Filosofia, pede de certa forma, um distanciamento da realidade e ao mesmo tempo alguns elementos específicos que servirão de linha mestra do próprio ato de refletir. Distanciamento não no sentido de alienação, mas momento necessário do processo que exige reflexão, ou seja, ato de saída e retorno ao objeto ou fenômeno. Diante disto, é que se faz necessário priorizar algumas dimensões para que o estudo e a compreensão possam alcançar o rigor necessário.
Todas as dimensões da sociedade, sejam elas: econômica, política, religiosa, social, cultural, científica, ética entre outras, podem ser pensadas a partir de uma linguagem filosófica, que estabelece uma reflexão a partir de uma proposta ética e política, visando responder aos desafios das relações humanas, e junto com ela não se pode deixar de pensar a construção da cidadania, uma vez que, uma sociedade ética é formada por cidadãos conscientes de sua participação efetiva na construção política de sua história.
Essa consciência ética e política não são de responsabilidade somente daqueles que estão diretamente incumbidos de governar uma determinada cidade, Estado ou país. Mas, deve fazer parte efetiva da formação de todos os membros que compõem a sociedade. De um modo muito especial os jovens. É com essa perspectiva que o material aqui proposto se encaminha. Ele busca fornecer instrumentos para uma reflexão e uma prática, no sentido de