O Pensamento Pedagógico Brasileiro
Formação Docente 2ª MG A
Trabalho: O Pensamento Pedagógico Brasileiro
Grupo: Aghata 01, Anna 03, Gabriela 15, Giane 16.
CAP.: 15 - O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILERO- segunda parte.
Objetivos
Levar o aluno a compreensão do Processo Político Pedagógico Brasileiro.
Trabalhar as ideias dos seguintes autores: Paschoal Lemme, Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Rubem Alves, Dermavel, Scviani, Maurício Tragtenberg.
Explicar a Educação sobre os aspectos da política, o caráter antropológico da educação, o prazer na escola, a pedagogia do oprimido, a especificidade da prática pedagógica.
Justificativa
A educação está em constante mudança e cabe ao professor acompanha e estar sempre se atualizando parar melhor desempenhar sua pratica pedagógica em sala. Diante deste contexto, este trabalho vem a abordar as varias faces que a educação tem mostrado durante esses anos, os autores de cada ideia, e mostrar que o futuro começa a ser construido na escola.
Resumo
Paschoal Leme nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1904, a tese central de suas obras é que não há educação democrática a não ser em uma sociedade verdadeiramente democrática.
Sobre a educação política
Há sempre uma forma de educação que podemos chamar de fundamental: é aquela que faz com que o indivíduo passe a compreender a própria estrutura da sociedade em que vive, o sentido da transformações que estão se processando nela, e assim, de mero protagonista inconsciente do processo social, passe a ser um membro atuante da sociedade, no sentido de favorecer sea transformação ou, ao contrário, a ela se opor, porque ela se dará em detrimento de seus interesses.
Podemos encontrar entre analfabetos pessoas muito mais esclarecidas ou suscetíveis de serem esclarecidas politicamente do que entre portadores de títulos universitários.
Educar politicamente é revelar ao indivíduo a verdade sobre o contexto social em que vive e