O pensamento marxista
Para formular seu pensamento, Karl Marx modificou algumas teorias que teve como base, tornando-as mais pratica do que teóricas.
Depois de conhecer a sociedade capitalista na sua totalidade, estudar as determinações mais simples, retornou a mesma com uma nova visão. Tendo o pensamento dialético como ponto de partida, acabou formulando alguns conceitos de relevante importância.
Dentre eles, temos o de alienação que mostra que o trabalhador não é o dono de seu trabalho. Ele acaba por vender a sua força de trabalho como uma mercadoria qualquer, em troca de um salario miserável.
Assim, neste contexto surge outro conceito, o da mais-valia que corresponde ao lucro do capitalista a partir do processo de exploração dos trabalhadores. Essa classe dominante acaba por inverter a realidade, fazendo surgir a ideologia, onde o assalariado forma uma falsa consciência.
Marx também mostra que não há homem ou sociedade isolado na natureza. A estrutura da sociedade está organizada segunda a infraestrutura, que é a base e determina os processos sociais, e a superestrutura, que seria o reflexo da base material da sociedade. Nesse sentido, existem três elementos que se relacionam: as forças produtivas, os meios de produção e as relações de produção. Essa sociedade estaria dividida desigualmente, de acordo com a concentração de capital. Onde a burguesia teria o controle e o trabalhador para sobreviver teria que vender a sua força de trabalho.
A sociedade de hoje ainda está desigualmente dividida e esses conceitos mostrados por Marx podem ser vistos diariamente.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: LUCIANO MELO
O Pensamento Marxista
Milena Santos Sousa
TERESINA-PI
2013