O pensamento de bourdieu sobre educacao
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
SIMONE BEZERRA DA MOTTA
O PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU SOBRE A EDUCAÇÃO
SINOP-MT
2012
UNEMAT-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
SIMONE BEZERRA DA MOTTA
O PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU SOBRE A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à professora Márcia Oliveira para fins avaliativos da disciplina de sociologia da educação II, do curso de Pedagogia 2º semestre da Universidade do Estado de Mato Grosso campus universitário de SINOP-MT.
SINOP-MT
2012
INTRODUÇÃO:
Através de alguns conceitos como de capital cultural e de habitus Bourdieu procurou explicar o papel da educação contemporânea, onde ele coloca que a escola não era uma instituição neutra, que difundiria um conhecimento racional e objetivo e que selecionaria seus alunos com base em critérios racionais, dando igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. A educação na teoria de Bourdieu seria uma das principais reprodutoras e legitimadoras das desigualdades sociais.
BREVE HISTÓRICO DA BIOGRAFIA DE PIERRE BOURDIEU (1930-2002)
Pierre Bourdieu nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, no sudoeste da França. Fez os estudos básicos num internato em Pau, experiência que deixou nele profundas marcas negativas. Em 1951 ingressou na Faculdade de Letras, em Paris, e na Escola Normal Superior. Três anos depois, graduou-se em filosofia. Prestou serviço militar na Argélia (então colônia francesa), onde retomou a carreira acadêmica e escreveu o primeiro livro, sobre a sociedade cabila. De volta à França, assumiu a função de assistente do filósofo Raymond Aron (1905-1983) na Faculdade de Letras de Paris e, simultaneamente, filiou-se ao Centro Europeu de Sociologia, do qual veio a ser secretário-geral. Bourdieu publicou mais de 300