O Pensamento Crist o
Foi na queda do império romano no século Vate o século XV e o inicio do renascimento foram desenvolvidas duas correntes filosóficas distintas :A filosofia Patrística e a filosofia Escolástica ambas possuíam concepções religiosas,porem com diferentes abordagens.
1-Patrística;
È o nome dado a filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos padres da Igreja,os primeiros teóricos :daí “Patrística” e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos e contra as heresias.
Harmonizava a fé e a razão e conversão dos não cristão,tentava harmoniza a fé e a razão para compreender a natureza de Deus e da alma e o valores da vida moral .
A favor da Igreja propagou diversos conceitos cristão como;O pecado original,criação do mundo por Deus e ressurreição do juízo final .
Santo Agostinho bispo de hipona ﴾354-430) conheceu a filosofia platônica onde teve conhecimento dos dois princípios divinos, o do bem e do mal.Converteu-ser ao cristianismo e dedicou sua vida à filosofia cristã.Agostinho adaptou à teoria da iluminação.O ser humano receberia de Deus o conhecimento das verdades eternas ,experiência não vem do exterior,mas de dentro de cada um.Durante vários séculos o pensamento agostiniano permaneceu para a conciliação entre fé e razão.
2-A Escolástica ( século IX ao XV)
Foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais européias. Filosofia ou Teologia, como um método de aprendizagem,a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs,de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional.
Tomás de Aquino (1225-1274)
Consagrado santo pela Igreja continuo na divulgação da obra de Aristóteles.O Pensamento de Aristóteles fora difundido pelos filósofos árabes (século XI )e Averróis (século XII ) era visto com muita desconfiança pela Igreja.
* Fé e Razão,Filosofia e Teologia não podem contradizer-se porque