O pedagogo na escola básica
Percebe-se, cada vez mais a busca incessante entre a articulação da organização pedagógica e a função social do pedagogo, em vista do surgimento de novas demandas no âmbito educacional. Os problemas atuais na sociedade emergem no contexto escolar, seja por meio de violência, falta de política pública, profissionais qualificados e capacitados, relação familiar, relação entre aluno e professor e falta de diálogo entre o segmento escolar. Esta percepção tem levado a um conflito sucessivo entre os gestores educacionais, pois necessita cada vez mais de novos conhecimentos, assim como atitudes e mais habilidade para realização de seu ofício.
Faz preciso que o Pedagogo, diante do seu papel de mediador de análises e provocador de caminhos aos educadores, possa levá-los a produção de conhecimento, sendo capaz de perceber a necessidade do aluno e da escola. No entanto, os pedagogos necessitam atualizar e adequar sua postura em face de seu trabalho pedagógico realizado na instituição, conforme as mudanças e avanços de sua profissão. Para alcançar o sucesso na educação básica é preciso que o pedagogo tenha clareza do Projeto Político Pedagógico - PPP, assim como os critérios avaliativos de aprendizagem, concepções de currículo e das relações interpessoais diversas a serem excetuadas na escola.
Todavia, a escola, tem o papel fundamental e relevante de tornar o aluno um cidadão participativo e crítico, preparado para analisar de forma reflexiva os problemas da sociedade. Como tal, apresenta-se a necessidade de participação de formações continuadas, para tornar-se um profissional que tenha segurança e habilidades necessárias para os desafios escolares, e passe o real sentido do comprometimento de suas funções para sua equipe, somente assim as perspectivas de educação básica com qualidade, serão alcançadas.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado