O pedagogo na educação
Alunas : Adriana Vaz e Fernanda Silva TEXTO SOBRE O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO SOCIAL
(ROSSATO,2007) define a educação como um processo de humanização que jamais poderá prescindir da compreensão do homem, do humano. É a construção do humano no homem ao longo de toda sua vida para possibilitar a plena socialização e singularização que nos permite construir uma sociedade mais plena.Educar,hoje é tão difícil quanto necessário
Sabendo que as praticas educativas não se dão de forma isolada das relacões sociais,políticas ,culturais e econômicas da sociedade.
A pedagogia social não se refere a educação em suas formas tradicionais e a educação individual, mas também a educação do homem que vive em comunidade.A comunidade é o referente de toda ação educativa.
A importante relação que se da em educação,sujeitos e sociedade será de fácil compreensão o processo de educação e sociedade nos dias atuais.Definimos a educação social como socialização,um recurso para aquisição de competências sociais,didática do social,referimos também a ação profissional sócio-educativa qualificada a ação frente a inadaptaçao ,a formação política do cidadão,como fator de prevenção, controle e mudança social.
O pedagogo e o educador social são profissionais muito parecidos, suas praticas também, fundamentam-se em elementos proximos e como objetivos semelhantes,mesmo que cada um trenha sua formação e suas linhas seguidoras ,não é para misturar os profissionais,mas para entender através das idéias e dos profissionais de ambas, que é possível criar uma relação educativa e social ao mesmo tempo.
Mais do que ensinar conteúdos, sua pratica torna-se significativa, ao tentar junto com a comunidade e os indivíduos, ajudá-los a pensar sua condição pessoal e social e transformar sua vida e a vida de sua comunidade. O educador social trabalha para promover o crescimento e o desenvolvimento dos sujeitos, independente do espaço