Discriminação
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados.
2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, promovendo a desigualdade.
3) Refletir sobre o fato de que formar grupos heterogêneos na sala poderá favorecer a troca de experiências e o crescimento.
4) Distinguir os termos diversidade e desigualdade, homogeneidade e igualdade.
Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Comentários Introdutórios ao/a professor/a:
Professor/a sabe-se que cada escola tem sua história e uma comunidade escolar constituída por grupos étnicos diferentes, com crenças, costumes e características também diversos. Nesse sentido, é fundamental que se tenha clareza da necessidade de se trabalhar com os alunos por meio de atividades que valorizem a diversidade humana presente no contexto escolar. Trabalhar a diversidade não significa reunir os iguais ou formar grupos homogêneos, mas estimular as potencialidades de cada indivíduo no grupo em que está inserido. É através da relação com o outro que o indivíduo se desenvolve, aprende e se constitui. Cabe à escola incentivar os/as alunos/as a conviverem com as diferenças de forma harmoniosa e pacífica, rompendo com atitudes de desrespeito, discriminação e desigualdade. Professor/a, você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor e intituladas "A RIQUEZA DA DIVERSIDADE" e "A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR" para iniciar ou complementar essa aula.
Estratégias e recursos da aula
Professor/a, sugere-se que essa aula seja desenvolvida com alunos com idade a partir de 9 anos em virtude do conteúdo e da forma que se pretende trabalhar tal conteúdo.
Atividade 1:
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para se