O papel
Hugo Edgar Fernandes
Escola Secundária de Águas Santas
Trabalho realizado na disciplina de Educação Tecnológica
Professora: - Sara Guimarães
Índice
Introdução
O papel i. A matéria-prima. ii. A matéria-prima do papel. iii. Tipos de papel. iv. Suas aplicações. v. Caraterísticas.
Conclusão.
Mostruário.
Recursos utilizados.
Introdução
Hoje em dia a tecnologia (computadores) substitui o trabalho do ser humano e o papel perde a sua importância.
Com o papel fazem-se livros, cadernos, jornais, revistas, embalagens. Utilizamo-lo diariamente para escrever, desenhar, ler, imprimir, pintar, embalar, mas, não nos preocupamos em saber a sua origem, para que serve, como se faz, que tipos encontramos, que características tem, como o utilizamos.
Com este trabalho procuro dar resposta e esclarecer essas dúvidas.
Para o fazer, realizei uma pesquisa de informação na Internet, procurando recolher a maior informação possível e encontrar as respostas mais adequadas.
O PAPEL
-------------------------------------------------
A matéria-prima
Para tudo o que se quer fazer, para produzir um produto final são necessárias matérias-primas.
As matérias-primas são os elementos básicos e fundamentais para chegar a um produto final, por exemplo a madeira, serve para as indústrias fazerem móveis ou papel, o ferro para fazer portões ou grades, a lã para a indústria têxtil, para os tecidos, camisolas ou novelos.
A maioria dos produtos deriva da natureza, o homem recolhe a matéria-prima e transforma-a nos bens que consome. Ela pode vir das plantas, dos animais ou das rochas. Então, podemos dizer que a matéria-prima é um recurso natural, que se pode esgotar, devendo as indústrias usá-las sem agredir a natureza. Exemplo, quando cortarem uma árvore para fazer papel, móveis, devem plantar outra no