PAPEL
É nato ao homem a essência da comunicação e, portanto, é natural que ele tenha sempre almejado conciliar os seus afazeres ao registro de sua rotina em materiais passíveis da inserção de informações à tinta ou a encavo.
pintura rupestre em Lascaux, 15.000 a 10.000 a.C. / tabuleta pictográfica suméria em argila, 3.100 a.C.
Esse sinete cilíndrico hitita, s/d, supostamente representa um ritual. Quando rolados ao longo de uma tabuleta de argila úmida, realizavam uma impressão em alto relevo. Pressupõe ser este tipo de recurso o precursor da impressão.
Papiro Planta
Cyperus papyrus
Pergaminho
O caminho do papel
Estrutura de fibras celulósicas observadas ao microscópio.
Fases do processo de obtenção da pasta mecânica
Fases do processo de obtenção da pasta química
Rolos de papel recém retirados da máquina.
À direita rolos de papeis cortados.
Diagrama sobre a fabricação do papel.
1
Recolhimento de material para produção de papel reciclado.
2
Recolhe-se e depois se seleciona-se o material adequado para tratamento e produção. Na Suzano, as aparas de papéis pré e pós-consumo viram Reciclato Suzano®, o primeiro papel offset brasileiro 100% reciclado, que desde 2001 realiza um grande trabalho socioambiental.
Desenvolvimento econômico
Preservação do meio ambiente urbano e,
Inclusão social de milhares de famílias de catadores de papel. Teor de água na composição da folha no decorrer da fabricação
Micrômetro equipamento que mede a espessura do papel
Principais características do papel
Características físicas
Gramatura: é o peso expresso em gramas. Refere-se a uma amostra com um metro quadrado de superfície e é expressa pelo símbolo g/m2 (gramas por metro quadrado). Sua expressão numérica é nominal e não guarda necessariamente relação direta com a espessura do papel, pois depende da matériaprima empregada em sua fabricação.
Principais características do papel