O papel do trabalho na sociedade moderna
Para entendermos as características do trabalho na sociedades modernas, devemos primeiro observar, como se constituía nas sociedades pré-modernas.
Nas sociedades pré modernas o trabalho não era o elemento central. Existiam outros fatores mais importantes definidos pela hereditariedade, religião, honra, lealdade ou posição social. O trabalho era desvalorizado considerado algo penoso, torturante ou castigo.
Nessa época se trabalhava apenas para se viver ao contrario dos tempos atuais onde vivemos para trabalhar (obtenção de lucro e melhorar as técnicas de produção).
Com a ascensão do capitalismo a importância do trabalho foi aumentando e ele foi se deslocando para a posição central para a vida das pessoas. Com a necessidade dos capitalistas de recrutar pessoas para trabalhar em suas fabricas, passou-se a difundir a ideologia de que o trabalho era algo positivo bom para todos.
2 NA SOCIEDADE MODERNA
O avanço da tecnologia modificou a rotina do trabalho, ou seja, rotinas excessivas, perda de relacionamentos e vida social, já que passamos mais tempo no trabalho do que em casa, pois as jornadas passaram a ser muitas vezes de oito a treze horas por dia. Juntamente, passou-se a acusar pessoas que não trabalhavam com termos pejorativos, a fim de constrangê-los socialmente e forçá-los a trabalhar. Quem trabalha é visto como alguém responsável, pontual, comprometido, ao contrário do desempregado.
Com a globalização, o papel do trabalho se unificou e tornou-se igual no mundo todo. Assim, se uma pessoa não possui um trabalho, ela não participa do desenvolvimento de uma sociedade, pois trabalhar é uma das principais funções de um cidadão. O trabalho é para o homem uma das formas de obter dinheiro, é a forma mais honesta, é através dele que o homem consegue que a sociedade evolua. O trabalho dignifica o homem, é através do trabalho que o homem consegue alguma realização pessoal e profissional e é essencial para o bom funcionamento da sociedade, pois é