O papel do supervisor de segurança
O Supervisor recebe papel fundamental na empresas de Segurança Patrimonial. As empresas só focam os clientes. Esquecem-se que para a satisfação do cliente na prestação de serviço, o vigilante é o colaborador de linha de frente, e sempre estará em contato direto com o cliente, o supervisor é o elo entre clientes, colaboradores e a empresa, ele é o mais indicado, para saber como esta a situação física e emocional do colaborador no posto de serviço.
Atualmente formas de tratamento semelhantes ao Regime Militar não devem mais serem utilizadas, o funcionário é atualizado, globalizado, a forma que os processos são geridos atualmente modificaram e a forma de trabalho na área de segurança deve acompanhar o mesmo ritmo de mudanças.
Hoje o papel do supervisor é de máxima importância, passamos por uma mudança de concepção de segurança, ele pode tratar diretamente com o cliente, representando a empresa, defendendo os interesses em comum, da organização e do vigilante, tem que ter habilidades Técnicas, Humanas e Conceituais, ter conhecimento das funções da administração; Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. A atuação deste profissional tem que estar direcionado ao mesmo tempo em vários segmentos, e a sua carteira de clientes pede isso. A sua área de atuação tem um leque de clientes distintos, que pode ser; bancos, indústrias, hospitais, shopping centers, condomínios comerciais e residenciais, órgãos públicos, hipermercados e institutos educacionais entre outros, e estes clientes estão cada vez mais exigentes. O supervisor tem que elaborar normas e procedimentos, projetos de segurança física, eletrônica e da informação, políticas de segurança, implantação de novos postos, alem de demonstrar pró - atividade, conduzir sindicância interna, programa de treinamento e qualificação, fiscalizar documentos, equipamentos, entre outros.
O profissional tem que estar preparado, para avaliar as diversas vulnerabilidades