O papel do professor na sociedade contemporanea
Durante muito tempo, a escola era movida pelo progresso. E os poderes das comunidades e dos professores, estavam nas mãos do estado em conjunto com a igreja. No século XIX, surgiu a modificação no governo dos estados, dando fim ao “estado educador”. Fazendo surgir uma relação entre a escola e a sociedade (professores e família). Assim nos dias de hoje os professores vem ensinando e mostrando que a escola é o único lugar onde as pessoas aprendem a viver e se manter dentro da sociedade contemporânea.
A convivência com os demais, os trabalhos em grupos e seminários, é o que fazem as pessoas se acostumarem a viver em sociedade, onde temos que respeitar a opinião do outro, e aceitarmos que em alguns momentos precisamos dele, é um trabalho difícil, mais que com o tempo aprendemos a viver em sociedade. É na sala de aula que o professor tem que trabalhar isso, o aluno tem que ter sua opinião, respeitar a opinião dos demais, e com isso chegar em um acordo. O professor tem que rever o modo de dar aula, e fazer algo que seja interessante.
É necessária a busca de uma nova reflexão no processo educativo do Professor, vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seu aluno.
O professor é o motivador desse processo, devendo enfatizar a vivência social, pois é o requisito primordial para busca de aprendizado. O professor deve rever as suas ações e o seu papel, sua prática educativa, analisando seus conceitos didático-metodológicos, adequando a sua postura pedagógica, se organizando.
Na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade, transformando e idealizando seus conhecimentos, vendo o resultado de suas ações em saber