O papel do pesquisador
O PAPEL DO PESQUISADOR NA ESFERA CIENTÍFICA E AMBITO INTELECTUAL
DIEGO DA SILVA FELICÍSSIMO
VOLTA REDONDA/2011
FACULDADE SUL FLUMINENSE
O PAPEL DO PESQUISADOR NA ESFERA CIENTÍFICA E AMBITO INTELECTUAL
Trabalho acadêmico apresentado pelo aluno, Diego da Silva Felicíssimo, do 1º período do Curso de Manutenção Industrial, pertinente à disciplina intitulada “Metodologia Científica”, junto a professor Eric Ricardo Calhau de Castro, titular da mesma, como requisito parcial para composição da nota P1.
VOLTA REDONDA / 2011
INTRODUÇÃO
É muito importante reconhecer que a ciência e a tecnologia se juntam por meio de um processo de construção do conhecimento através de pesquisadores e esse processo flui na esfera da comunicação. Descrever o processo de comunicação na pesquisa cientifica e tecnológica, identificar e descrever canais usados pelos pesquisadores, apontam as qualidades de um bom pesquisador.
O PAPEL DO PESQUISADOR
O pesquisador desempenha um importante papel na elaboração do conhecimento especializado. Historicamente, grande parte das teorias nas áreas da sociologia, filosofia, economia e outras ciências humanas, é produto do trabalho constante de gerações de pesquisadores teóricos. Basta estudarmos as origens da sociologia, para constatarmos o peso que o trabalho de pesquisa desempenhou na formação desta ciência. Parcela considerável das teorias de Durkheim, Weber e Mannheim, por exemplo, foram elaboradas tendo como base informações disponíveis em registros, livros, estatísticas e relatos. Coletando e interpretando este material, os três grandes sociólogos desenvolveram novas teorias, que serviram como base ao desenvolvimento da sociologia e de outras ciências relacionadas. Outro exemplo de incansável pesquisador é Karl Marx, que formado em filosofia e munido de imensa cultura geral, iniciou uma longa pesquisa em diversas fontes, desenvolvendo uma análise crítica da sociedade e do sistema econômico de seu