Segmentação de mercado
É o processo de se identificar grupos de compradores com diferentes desejos ou necessidades de compras. Objetivos de mercado são decisões da empresa com relação a que segmentos de mercado atender.
O estudo do comportamento dos consumidores, apresentado na parte anterior, nos mostra o quanto os consumidores diferem em forma e reação, quando se organizam para decidir pela compra de um produto.
O mercado, na verdade, é composto por compradores que diferem em seus desejos, recursos, localizações, atitudes e práticas de compra.
É praticamente impossível para uma organização conseguir atingir, com um único produto, todos os desejos de todos os consumidores. Ela bem que gostaria, mas reconhece as dificuldades inerentes a essa condição.
A evolução do conceito e da fiel interpretação sobre a missão de Marketing nas organizações, as têm levado com mais intensidade em repensar seu negócio, no sentido de não mais pulverizar suas operações, mas sim concentrar seus esforços cada vez mais para públicos específicos e com desejos identificados e que, reconhecidamente, diferem de um segundo ou terceiro grupo de consumidores.
É a tentativa de segmentar, fragmentar, dividir o mercado de atuação, e com isso conseguir se especializar em atender os desejos e necessidades de um específico grupo de consumidores. Atualmente esses programas vêm recebendo uma rotulação um tanto quanto redundante: Marketing para Clientes.
A adoção pelas empresas de um programa de segmentação exige três passos principais:
0. identificação de mercados distintos
1. seleção do mercado-alvo
2. programas ajustados para o mercado selecionado
Seleção do mercado-alvo
Quando uma empresa pretende entrar num mercado específico, deve se precaver com algumas medidas:
3. Determinar com certeza os atributos por meio dos quais identificará a existência dos segmentos distintos.
4. Determinar o tamanho e o valor dos vários segmentos.
5. Determinar como as marcas existentes