Butano e co
O butano é um gás combustível, derivado do petróleo, incolor, inodoro e altamente inflamável. Seu principal uso é como gás de cozinha, mas também é utilizado em sistemas de refrigeração como propelente, na síntese de outras substâncias e na fabricação de gasolina.
Toxicocinética
A absorção do butano ocorre por inalação. Ele é metabolizado pelo sistema microssomal hepático e transformado em seu álcool correspondente, o butanol.
Toxicodinâmica e Quadro Clínico
O butano é um gás asfixiante simples.
Pode causar: * Diminuição da acuidade visual e da visão noturna; * Alteração no sistema nervoso central, com cefaléia, sonolência, tontura, distúrbio do humor, confusão mental, perda de memória, incoordenação, narcose e depressão; * Anomalias respiratórias, como irritação, dispnéia, broncoconstrição, edema, cianose e asfixia; * Distúrbios cardíacos, com sensibilização do miocárdio, taquicardia, arritmias, hipotensão e isquemia; * Sintomas gastrintestinais, tais como náuseas e vômitos.
Diagnóstico
O diagnóstico é dado pela história de exposição e o quadro clínico.
Tratamento
O tratamento do paciente intoxicado por butano consiste em: * Remover o paciente da exposição; * Adotar de medidas de suporte à vida; * Instaurar a oxigenioterapia; * Monitorar a função cardíaca e a gasometria arterial; * Tratamentar os sintomas e estabelecer suporte das funções vitais.
O carvão ativado NÃO está indicado. | Monóxido de carbono |
O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, insípido e não irritante, subproduto da combustão incompleta de combustíveis orgânicos.
É comumente encontrado em grandes concentrações nas emissões de incêndios, de motores a explosão e da indústria siderúrgica. Destaca-se a possibilidade de emissões ricas em monóxido de carbono em queimadores de gás sujos ou defeituosos. Motores de carros são emissores importantes, a ponto de o monóxido de carbono ser considerado um dos principais