O papel do pesquisador
O PAPEL DO PESQUISADOR
AMANDA GOMES NOGUEIRA
VOLTA REDONDA/2011
FACULDADE SUL FLUMINENSE
O PAPEL DO PESQUISADOR COMO AGREGADOR DE VALORES Á ESFERA CIENTÍFICA .
Trabalho acadêmico apresentado pela aluna, Amanda Gomes Nogueira , do 1º período do Curso de Gestão de Recursos Humanos, pertinente à disciplina intitulada “ Metodologia Científica ”, junto a professor Eric Ricardo Calhau de Castro, titular da mesma, como requisito parcial para composição da nota P1.
VOLTA REDONDA / 2011
INTRODUÇÃO :
O papel dos pesquisadores no campo acadêmico ,
Pesquisa exige recursos e longo tempo de dedicação ,
É preciso flexibilizar regras para o pesquisador ,
Pesquisa e educação em ligação contínua .
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O pesquisador
O papel dos pesquisadores no campo acadêmico
Ministrar aulas em instituições de ensino, organizar programas de conteúdo e avaliar os alunos. Estas são as tarefas comuns a todos os professores em exercício. Entretanto, existe boa parcela dessa classe que também dedica parte de seu tempo à produção de novos conhecimentos através das pesquisas. Estes professores pesquisadores, em sua maioria, são educadores do ensino superior público brasileiro, especialistas em suas áreas de atuação e com uma característica em comum: a determinação.
De acordo com Pablo Gentili, que estuda educação na América Latina, a base das pesquisas brasileiras está mesmo nas universidades públicas, com poucas exceções. “O que acontece no caso das particulares é que elas contratam os grandes pesquisadores da área pública para integrarem seus quadros docentes, para que o público tenha a idéia de que todo o seu corpo docente é composto por pessoas conhecidas. E são poucos” diz.
Para Gentili, são os altos custos que impedem as particulares de se dedicarem tanto às pesquisas. “Isso acontece porque a pesquisa não é um produto