O papel do pedagogo
Introdução
Este trabalho busca entender a realidade e o momento em que vivemos na educação, com os debates das eleições municipais. É uma reflexão sobre cumprimento da legislação e os debates políticos sobre a questão da Educação Brasileira atualmente.
Analisando a imagem da charge sobre o descaso com a educação pública no Brasil, entende-se que nada mais é do que o retrato de muitas escolas reais no nosso pais. A educação pública brasileira ainda tem muito que avançar se quiser ser compararada com uma educação de qualidade que realmente faz diferença na vida do cidadão brasileiro. Na verdade, se compararmos o país como um todo, existe sim escolas de qualidade numa mesma realidade em que outras, não tem nem se quer infraestrutura para receber os alunos, a Charge apenas nos faz pensar e questionar tudo isso que vemos e ouvimos sobre a educação pública.
Desenvolvimento
No município em que atuo, a realidade não chega a ser como retratada na charge acima, mas ainda assim a qualidade não é a esperada. Não acredito que a responsabilidade seja do professor apenas, ou da escola como instituição e ainda não somente do poder público e politicas publicas equivocadas, mas creio que a qualidade do ensino público não está como deveria porque a escola não tem apoio das famílias na educação dos próprios filhos.
Sabemos que hoje, a escola passou a assumir vários papeis, e por mais que saibamos que não é competencia da escola certos “assuntos” digamos assim, ela automaticamente se atribui, pois se não fizer, ninguém o fará.
Os fatores que não qualificam o ensino público são muitos, podemos citar aqui, falta professor ensinando matéria que não estudou é a crítica mais recorrente. Para isso existem vários órgãos, conselhos, equipes de estudo para viabilizar tanto a formação adequada dos universitários, como apontar medidas a serem executadas pelas autoridades. Entretanto, a própria lei que exige formação superior de professores para os