O papel do gestor na escola
O gestor deve ser um facilitador no Projeto Político Pedagógico. Deve agir de maneira democrática respeitando opiniões dos docentes, funcionários e colegiado, onde membros da comunidade também serão ouvidos. O gestor não é o único que deve participar na elaboração do PPP, pois é essencial a participação de todos. Para elaborar o PP é necessário que se tenha compromisso com a educação participativa, a escola e a comunidade devem andar juntas.
O Projeto pode ser alterado, de acordo com as necessidades da escola e dos seus membros, o gestor deve estar atento, para saber quando e onde fazer as alterações. Para evitar essas mudanças a todo momento é necessário que no momento do planejamento refletir e ouvir a todos, para melhor atender a cada um.
O gestor deve direcionar as discussões referentes ao projeto embasado na Lei de Diretrizes e Bases 9394-96, respeitando seu conteúdo crítico e reflexivo.
Deve fazer com que seus colaboradores entendam a importância do PPP frente a sociedade, faze-los compreender que o Planejamento Político Pedagógico é uma forma da população chegar até a escola e da escola se aproximar da comunidade local, conhecendo suas dificuldades e propõe formas de tentar solucionar seus problemas.O verdadeiro gestor não pode ser egoísta, deve pensar no todo e fazer com que tudo funcione perfeitamente.
O Projeto Politico Pedagógico, é sem dúvidas ademocratização e a participação da comunidade escolar. “O projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação." LIBÂNEO (2005, p.345).
BIBLIOGRAFIA
LEI DE DIRETRIZES E BASES 9394-96