Planejamento
Aplicação de técnicas sistemáticas de planejamento de layout em uma empresa de semi-eixos homocinéticos
Guilherme Luz Tortorella (UFRGS) guilherme@producao.ufrgs.br
Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS) ffogliatto@producao.ufrgs.br
Resumo
A correta utilização do espaço físico de uma fábrica é fator fundamental para o seu bom funcionamento, já que estabelece a sua organização fundamental, bem como os padrões de fluxo de materiais e informações, com efeitos que se farão presentes no longo prazo. Dentre os métodos mais utilizados para planejamento do macro-espaço há o SLP (Systematic Layout
Planning – Planejamento Sistemático de Layout). Este trabalho tem por objetivo aplicar o
SLP na definição do layout de uma fábrica de Semi-eixos Homocinéticos que se encontra em expansão. A empresa necessita ampliar seu parque fabril de modo a possibilitar a implementação de novos equipamentos e otimizar o fluxo de materiais. O layout final seria, então, comparado ao atual e analisado a fim de verificar as melhorias obtidas.
Palavras chave: Planejamento sistemático de layout, Fluxo de materiais, Semi-eixo homocinético 1. Introdução
O planejamento do macro-espaço de uma fábrica é freqüentemente o nível mais importante do planejamento de uma instalação (LEE, 1998). Este estabelece a organização fundamental da fábrica e os padrões de fluxo de materiais, com efeitos que se farão presentes no longo prazo.
Sabe-se que os recursos de muitas organizações são destinados primeiramente a equipamentos e instalações físicas, e que grande parte dos custos de produção estão relacionados a material, pessoas ou fluxo de trabalho. A importância da distribuição física de uma empresa é reforçada pelas conseqüências em longo prazo das decisões e do custo de reprojetar a planta. Assim, um layout inicial correto é fundamental para a efetividade e eficiência operacional de uma empresa (URBAN, 1989).
Em