Usos de fertilizantes nitrogenados
Fertilizantes Nitrogenados são aqueles que tem na sua composição, como nutriente principal, o Nitrogênio. A Amônia (NH3) é a matéria prima básica para produção dos principais fertilizantes Nitrogenado e a história desta indústria está intimamente ligada à evolução tecnológica da sua produção e das matérias primas por ela utilizadas.
A amônia é um gás obtida pela reação do nitrogênio (N) proveniente do ar com o hidrogênio (H) procedente de várias fontes: gás natural, Nafta, Fuel Oil ou de outros derivados de petróleo conforme a reação:
Em função alta estabilidade da molécula de N2, para que esta reação ocorra são necessárias condições bastante drásticas como pressão e temperaturas elevadas e a presença de catalisador. No Brasil, atualmente, a Amônia é produzida pela Fosfértil em Piaçagüera - SP e Araucária - PR e pela Petrobrás em Camaçari - BA e Laranjeiras - SE.
A rota de produção de alguns fertilizantes nitrogenados pode ser ilustrada, de maneira simplificada, pela Figura 1. Observando-se a figura percebe-se que a Uréia é obtida pela reação da NH3 com CO2 sob condições de temperatura e pressão. O Nitrato de Amônio é obtido pela reação (neutralização) da NH3 com Ácido Nítrico, que por sua vez é obtido pela oxidação da Amônia. Finalmente, o Sulfato de Amônio pode ser obtido pela neutralização da Amônia pelo Ácido Sulfúrico ou como subproduto da produção de caprolactama.
A Amônia é matéria prima básica para a produção de MAP (Fosfato monoamônio) e DAP (fosfato diamônio), através da reação com Ácido Fosfórico e pode ser utilizada, também, na produção de Superfosfato Simples Amoniado.
* Garantias mínimas estabelecidas pelo Anexo II da Instrução Normativa MAPA nº 05 de 23 de Fevereiro de