O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola.
Atualmente a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas tem contribuído muito para expansão ao acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam na construção do conhecimento, na comunicação, na formação continuada e na gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.
Ao explorar as potencialidades das TIC no cotidiano escolar, principalmente com o acesso à Internet, a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses. Essa abertura com diferentes espaços potencializa a gestão escolar e provoca mudanças substanciais no interior da instituição, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa podem se desenvolver em um processo colaborativo com os setores internos e externos da comunidade escolar.
As tecnologias não geram mudanças trabalhadas de forma isolada, a transformação da escola só acontece quando diretores e comunidade escolar se envolvem diretamente no trabalho realizado em seu interior. Sua inserção no cotidiano da escola exige a formação contextualizada de todos os profissionais envolvidos, de forma que sejam capazes de identificar os problemas e as necessidades institucionais, relacionadas ao uso dessas tecnologias.
Para que isso aconteça, o envolvimento dos gestores escolares na articulação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, na liderança do processo de inserção das TIC na escola em seus âmbitos administrativo e pedagógico e, ainda, na criação de condições para a formação continuada e em serviço dos seus profissionais, pode contribuir significativamente para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e produtor de conhecimentos compartilhados.