O Papel Do Colegiado Na Gest O Escolar
Existem ainda professores preocupados em proporcionar aos alunos uma educação mais atuante, desenvolvendo um trabalho em conjunto, de trocas de ideias, de despertar para a vida, para o mundo. Há aqueles que buscam inserir em suas salas as vivências dos alunos, para que o saber se torne mais próximo da realidade, para que os alunos possam ser sujeitos da própria aprendizagem. É o que a Escola Loren Rios Feres, na Cidade de Araxá – Minas Gerais busca, através de projetos interdisciplinares, com a participação de todos os segmentos escolares.
E, para que isso possa ocorrer, há a necessidade do trabalho em equipe, do diálogo, da interdisciplinaridade em sala de aula, dos espaços para reuniões, da capacitação dos professores, pois é preciso caminhar juntos, ou seja, os professores, a equipe diretiva, os alunos e a comunidade devem buscar um mesmo olhar, uma mesma direção.
O papel do professor nessa caminhada é mostrar que é possível, porém precisa acreditar que é capaz de transformar a realidade e uma maneira disso acontecer é fazer com que os professores sintam-se sujeitos construtivos desse espaço escolar, como espaço público, espaço da comunidade, de liberdade, de participação. É importante que todos se sintam protagonistas, porque é nesse protagonismo que se elabora a síntese dos saberes, culminando na consciência global de saber aonde querem que a escola chegue.
Contudo, ainda há resistência em muitas escolas. É a dificuldade de projetos interdisciplinares, a carga horária muito extensa, os horários que não permitem reuniões, é o professor que não se sente fazendo parte. Assim, os professores devem ser inseridos no projeto, na gestão democrática, pois, segundo a Lei de Diretrizes e Bases os professores devem “participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”. Desse modo as escolas estarão formalizando a efetiva participação dos professores na tomada de decisões.
A criação e a elaboração do