fundamentos DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
1.1 Pesquisar a respeito da formação de gestores ao longo da História da Educação.
A formação dos gestores educacionais ao longo da história inclui desafios e saberes em construção. Atualmente, muito se comenta sobre a necessidade da construção de uma Gestão Educacional democrática no que diz respeito tanto aos sistemas de ensino quanto as unidades escolares, como a necessidade de autonomia para que a gestão da escola ocorra de forma democrática e participativa. a autonomia das escolas é uma condição fundamental para o exercício pleno e democrático, pensando as escolas como espaços em que as políticas públicas se efetivam, como centros de decisão e de oferecimento dos serviços públicos educacionais, é necessário que seus gestores possuam uma atuação que revele práticas democráticas. As estratégias política de formação em serviço para os gestores escolares e um veículo de disseminação dos conteúdos da reforma educacional que visa adequar a escola aos princípios de flexibilidade, de eficiência e de produtividade.
1.2 Os apontamentos relevantes da formação de gestores educacionais:
Promover aos professores oportunidades de discussão, deixá-los colocar as suas ideias e acatá-las, chegando a um objetivo comum.
Envolver toda a equipe da escola com os objetivos a serem alcançados.
Analisar a formação de gestores escolares no contexto da reforma educacional da década de 1990.
Sistema organizacional de uma instituição, com base nos quais se definem ações e operações necessárias ao funcionamento institucional.
1.3 Implicações da gestão escolar
A autonomia e a gestão democrática da unidade escolar não se constroem de forma repentina e imediatista, é uma construção diária, que necessita compromisso dos gestores e demais funcionários da unidade escolar, necessita de um amadurecimento que se caracteriza pela abertura, pela confiança recíproca e pela vontade de realizar algo maior que se traduz numa educação de qualidade para todos os alunos. Nesse processo,