FACULDADE CAPIXABA DA SERRA
PRÍNCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Resumo do filme “A ÚLTIMA FORTALEZA”
Ariely Aguiar
Dara Paula
Esther Leão
Júlia Alves
Mariana Leite
Serra 11 de Maio de 2015
O filme se passa em uma prisão militar, onde a capacidade de liderança do Coronel (Winter) responsável pela gestão do presídio e de um novo detento é colocada à prova. Podemos descrever dois tipos de lideranças completamente diferentes, enquanto o Coronel utiliza a violência para causar medo nos detentos e busca alcançar seus objetivos sem se preocupar com os meios que irá utilizar, o General (Irwin) conquista o repeito dos detentos com suas ações fazendo com que os mesmos se espelhem nele e acaba motivando para juntos alcançarem os objetivos propostos.
Durante o filme podemos observar a existência da divisão hierárquica, onde cada um possui um cargo e uma função de acordo com suas capacidades, sendo que todos trabalham em equipe, onde um deve apoiar o outro para que tudo ocorra dentro do planejado.
Na liderança do General podemos observar que ele motiva seus companheiros e se porta como igual a eles, fazendo com que todos o admirem e sigam as suas ideias de maneira voluntária, gerando trabalho um companheirismo para juntos obter o sucesso. Na liderança do Coronel não existe um tipo de motivação, ele acaba buscando sempre a sua superioridade, fazendo com que todos em sua volta sigam suas ordens pelo medo de alguma punição, fazendo com que ocorra desunião e consequentemente o fracasso de sua equipe.
O General reúne sua equipe para expor as suas ideias e seus objetivos, juntos elaboram um plano de como irão fazer para alcançar esse objetivo e colocam seu plano em prática e mudam o plano conforme encontrem falhas.
Logo o General conquista a confiança dos demais e se reúne junto com eles para colocarem o objetivo inicial em prática, que seria o de acabar com as punições exageradas do Coronel dentro do presídio. Com esse objetivo inicial sobre o fim das