CALEIDOSCOPIO JURIDICO DO TRABALHO INFANTIL
SERVIÇO SOCIAL
PATRICIA DOS SANTOS CALDAS
SAMILA RIBEIRO DE ALCÂNTARA
SONIA REGINA DIAS QUINTILIANO
RELATÓRIO ACADÊMICO DE PALESTRA COM O TEMA: CALEIDOSCÓPIO JURIDICO DO TRABALHO INFANTIL
SERRA
2015
PATRICIA DOS SANTOS CALDAS
SAMILA RIBEIRO DE ALCÂNTARA
SONIA REGINA DIAS QUINTILIANO
RELATÓRIO ACADÊMICO DE PALESTRA COM O TEMA: CALEIDOSCÓPIO JURIDICO DO TRABALHO INFANTIL
SERRA
2015
CALEIDOSCÓPIO JURÍDICO DO TRABALHO INFANTIL
Primeiramente devemos esclarecer o que é caleidoscópio: é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo com pequenos fragmentos coloridos dentro e através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados apresentam a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
Também é necessária a definição do que seja o trabalho infantil É todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. Cada país tem sua regra. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes entre zero e 13 anos; a partir dos 14 anos pode-se trabalhar como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.
Com isso o trabalho em questão tem o objetivo de mostrar as variadas formas de ver o trabalho infantil. Através do nosso olhar ver as diferentes combinações que são geradas a cada movimento feito na sociedade.
O trabalho infantil é muito mais comum do que pode parecer e está presente, diariamente, diante de nossos olhos, em suas diversas formas, tanto em ambientes privados quanto públicos.
Em áreas urbanas é possível encontrar crianças e adolescentes em faróis, balcões de atendimento, fábricas e depósitos, misturados à paisagem urbana. Mais comum, porém, é o trabalho infantil doméstico, pelo qual, as meninas