O papel das curvas de pressão capilar nos estudos de simulação de reservatório.
ABSTRATO: Forças capilares são um dos parâmetros efetivos em Reservatórios de Hidrocarboneto que são notável nas mídia porosas. Pressão capilar é um dos dados de que contribuem em processo de simulação de reservatório, pois indica a relação íntima entre o fluído confinado e a água. Este artigo vai estudar o papel da pressão capilar usando um software de óleo preto nomeado "IMEX."Os dados são sobre um determinado reservatório para o qual é instruído, a curvatura e vaso capilar pressiona Hysterises é simulado e também coning de água em bem é um ponto de verificação para efeito de pressão capilar.
Pressão Capilar?
Pressão capilar é um de parâmetro importante em mídia porosas. Este termo é relacionado a fenômenos capilares em tubo capilar. O conectado poroso em uma pedra de reservatório poderia ser considerado como tubo capilar com muito baixo diâmetro. Por causa de wettabillity diferente em superfície porosa com respeito a duas fases (i.e. água e óleo) são distribuídas forças diferentes na superfície de contato, se a superfície for bastante pequena, causa uma dobra dentro do um de fases.
Significa que a pressão de duas fases não é igual na superfície de contato. Neste caso, a pressão inferior é relacionada à fase dentro de cuja curvatura de superfície é para para. A diferença é nomeada pressão capilar que poderia ser medida. como mostrado por Pc e é. PO – PnP = Paw
A noção w & nw está molhando fase e Não-molhadela realizam em fases respectivamente, esta quantia sempre é uma quantidade positiva e também é dependida a fator diferente como pedra e propriedades fluidas e a estrutura de mídia porosas. É recomendado que os engenheiros de petróleo calculem para água e lubrificam como abaixo:
Pc = PO – Pw
As anotações que o e w mostram o óleo e fases de água. Então às vezes pode ser negativo.
Curvas de pressão capilares
Saturação Fluida é a diferença de