O papel da ética na valorização do profissional
A ética vem sendo pesquisada desde o início das civilizações, grandes pensadores chamavam a atenção para os motivos que levam a determinado comportamento, e os benefícios que esse comportamento trás para a sociedade.
Nas organizações empresariais a ética está sendo cada vez mais discutida assumindo grandes dimensões e possibilitando uma melhor convivência entre os indivíduos. A ética além de ser o cumprimento de normas e códigos, também diz respeito ao indivíduo e o compromisso de contribuir para o crescimento e valorização da sociedade. Ela se torna necessária para conduzir o indivíduo a ter uma boa convivência no meio em que vive, desenvolvendo sua consciência social, hábitos e costumes desse meio.
A ética também se reflete nas atividades profissionais, fazendo com que os indivíduos coloquem essa ferramenta em prática para que possam conseguir fazer a diferencia em relação aos outros profissionais. Isso se materializa na sua capacidade técnica, comprometimento social e na sua postura ética exigências latentes no mundo dos negócios.
O profissional tem que está atento a essa ferramenta, pois é preciso usá-la de forma eficaz para que se torne um diferencial na vida profissional do indivíduo. As organizações estão valorizando cada vez mais o profissional que exerce sua função com ética para que a empresa consiga alcançar os objetivos almejados.
Em vista do que foi exposto e considerando a ética como uma ferramenta essencial para o alcance dos objetivos dentro das organizações, e para o reconhecimento e valorização de um profissional, procurou-se saber se a ética é bem aceita nas organizações e se um profissional que age com ética no ambiente de trabalho é valorizado por seus superiores.
1.1 Formulação do problema
Entre muitos desafios existentes no mundo, destacam-se os aspectos éticos, trazendo mudanças de paradigmas que faz com que as pessoas reflitam sobre as
4
ações do cotidiano. É preciso estimular questionamentos