O papel da mulher na sociedade atual
Com a revolução industrial, a mulher teve a oportunidade de trabalhar fora de casa, exercendo o cargo de operária nas fábricas. Essa conquista foi um grande avanço, pois permitiu que as mulheres não ficassem restritas apenas a cuidar da casa, dos filhos e do marido. Outra conquista importante, no Brasil, foi o voto feminino, no entanto esse direito foi conquistado somente na década de 1930, ou seja, após a proclamação da republica brasileira.
Atualmente, a mulher luta por mais espaço na sociedade e por igualdade de direitos. A mulher brasileira almeja ter um alto grau de escolaridade, busca ter um bom emprego e o reconhecimento de seu fundamental papel social. Além do mais, hoje a mulher luta a favor da sua liberdade sexual e contra o machismo, o qual ainda não se extinguiu. Um forte exemplo da conquista feminina na sociedade brasileira é o comando do país nas mãos da presidente Dilma Roussef.
Embora haja tantas conquistas pela mulher brasileira, ainda restam preconceitos e comportamentos machistas como: o fato de a mulher ter um salário inferior ao do homem em determinados cargos e as criticas destrutivas e sem fundamento em relação a liberdade e ao comportamento femininos.
No entanto, o sexo feminino está gradativamente superando padrões impostos por uma sociedade machista e patriarcal. Desse modo, a busca pela igualdade entre os sexos não terminou e, em breve, a situação mudará e os papeis sociais masculino e feminino serão homogêneos e isentos de