Política
SUMÁRIO
1 - Introdução
2 - Pensamentos políticos
2.1 - Jean-Jacques Rousseau
2.2 - Nicolau Maquiavel
2.3 - John Locke
2.4 - Thomas Hobbes
3 - Conclusão
4 - Bibliografia
2.3 - John Locke John Locke foi um filósofo inglês,e nasceu em 29 de agosto de 1632, Wrington, Reino Unido,morreu em 28 de outubro de 1704, High Laver, Reino Unido.É considerado um dos mais importantes pensadores da doutrina liberalista.Teve um rica formação educacional que o levou a ingressar na academia científica da Sociedade Real de Londres.
Durante toda a sua vida John aproveitou da melhor forma possível o conhecimento que lhe foi passado,o que o ajudou a desenvolver sua teoria política. Quando ingressou no campo da política,Locke defendia inicialmente a necessidade de uma estrutura de governo que fosse centralizada e que impedisse a desordem social.Essa visão conservadora e autoritária estendia-se ao campo da religiosidade,pois ele acreditava que o monarca deveria interferir nas opções religiosas de seus súditos.Porém,ao se interessar pelo campo filosófico ele alterou totalmente suas opiniões.
Seu pensamento político alterou-se quando ele passou a questionar a legitimidade do direito divino dos reis.Sua obra "Dois Tratados sobre o Governo",publicado no final do século XVII,aborda de forma clara este assunto.Locke defendia que se estabelecesse práticas políticas que não fossem contra as leis naturais do mundo.
Em sua visão um poder que não garantisse o direito à propriedade e à proteção da vida não poderia ter meios se legitimar;afirmava que um governo que não respeitasse esses direitos deveria ser deposto pela população.Segundo ele,o mundo e o homem são frutos do trabalho divino,portanto,devem ser vistos como sua propriedade. Da mesma forma, toda riqueza que o homem fosse capaz de obter por meio de seu esforço individual deveriam ser, naturalmente, de sua propriedade.
Locke foi um grande defensor do poder transformador das