O papel da contabilidade gerencial
Josefa Janecleide Carvalho de Matos
Graduandos do 8º semestre do Curso de Ciências Faculdade do Sul da Bahia/ Teixeira de Freitas-Ba.
Orientador: Prof. Msc. Ariosvaldo Alves Gomes
Professor da FASB / Teixeira de Freitas-Ba.
Palavras-chaves: Contabilidade Gerencial, Gestão, Microempresas.
Introdução
A contabilidade detém informações de toda empresa, e é fonte imprescindível para uma boa gestão. Porém, apresenta-se de maneira técnica e com uma linguagem particular. A contabilidade gerencial vem para ‘traduzir’ essa linguagem. Abrange todos os setores contábeis da empresa, apresentando os dados de forma que o administrador entenda-os e possa utilizá-los no seu cotidiano, como ferramenta de ação administrativa, instrumento gerencial.
Objetivo
Conhecer e compreender a importância da contabilidade gerencial como ferramenta auxiliar na gestão administrativa, ressaltando as dificuldades e benefícios encontrados em sua utilização. Analisando também a postura adotada pelos administradores de microempresas na região de Teixeira de Freitas, junto aos seus profissionais de contabilidade, em relação a este tema.
Método
Pesquisa bibliográfica exploratória juntamente com pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados em microempresas da cidade de Teixeira de Freitas.
Resultados
A pesquisa registrou números significativos no que se refere à falta de conhecimento por parte dos administradores a respeito dos relatórios emitidos pela contabilidade gerencial, como também relacionamento precário entre a microempresa e seu profissional contábil.
Conclusões
Apesar de sua importância, a contabilidade gerencial, seus relatórios e demonstrações são desconhecidos da grande maioria dos entrevistados. Estes possuem assessoria contábil apenas para emissão das guias de impostos a pagar, não recebendo ou cobrando informações que lhe valeriam uma melhor gestão de