O Papel Da Contabilidade Gerencial
E ser um dos pilares da gestão empresarial é a contabilidade gerencial. É ela que conecta os gestores às informações financeiras da empresa e os mostra o caminho a percorrer para melhorar a lucratividade do negócio.
O orçamento empresarial e a finança corporativa ajudam a construir o panorama real da situação em que o business se encontra, das projeções futuras e dos dados a serem fornecidos para acionistas. O objetivo é viabilizar o controle empresarial por meio de orçamentos, relatórios de custos e desempenho, que expõem as falhas, revelam como corrigi-las e onde se deve canalizar o INVESTIMENTO.
Segundo o consultor de empresas Jonathan Byrnes, em artigo publicado na Harvard Business School, a contabilidade gerencial tem quatro elementos-chave: gestão de rentabilidade, seleção de relacionamentos em contas, caminhos de migração de produtos e planejamento de contas. Além disso, os gestores devem fornecer aos representantes de vendas esse panorama da contabilidade, para que eles possam entender as necessidades da empresa e quais tarefas devem ser realizadas nas diferentes contas.
Primeiro pilar, os representantes devem assegurar os negócios mais lucrativos, obter melhores resultados deles, ajudar a manter a margem de lucro e reduzir os INVESTIMENTOS menos lucrativos.
A seleção de relacionamentos, por sua vez, pode decidir a lucratividade de uma empreitada. Eles podem variar desde parcerias operacionais com o cliente, para configurações como gerenciamento de fluxo de produto, até relações puramente comerciais que caracterizam interações comprador-fornecedor. É fundamental entender qual o tipo de relação que se encaixa em determinada conta.
Na maioria das empresas, produtos e serviços podem ser estruturados de tal forma a aprofundar o relacionamento dentro da conta. Por exemplo, permitir que pessoas de setores operacionais e de vendas entrem em contato com gerentes de alto nível, sem que seja necessário contratar terceiros com