Teatro Municipal
A inauguração do Teatro Municipal de São Paulo aconteceu no dia 12 de setembro de 1911, entretanto, a construção do Teatro teve início no ano de 1903. Os quase 8 anos de obras podem ser explicados pela grandiosidade arquitetônica, muitos estudiosos consideraram um empreendimento arrojado para aquela época. A Belle Époque foi um movimento onde perpassou o Realismo, o Impressionismo, o Simbolismo, o Pontilhismo e a Art Nouveau. O movimento da Belle Époque foi iniciado na Europa (França) nos anos de 1880, século XIX, tendo o declínio em 1914 com o início da Primeira Guerra Mundial. Muitos estudiosos desse movimento ressaltam a dificuldade de delimitá-lo temporalmente e espacialmente, sobretudo por suas influências em vários locais do mundo e em períodos que ultrapassaram a delimitação usual, 1914.
No Brasil, a Belle Époque teve seu auge entre os anos 1889 a 1922, perdurando até 1925. A Belle Époque brasileira foi uma ‘verdadeira’ europeização dos hábitos e costumes de uma sociedade, vale ressaltar que as maiores influências deste movimento se deram em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
A população brasileira, das primeiras décadas do século XX, passou por uma intensa reestruturação em seu modo de vida. As cidades, principalmente a capital federal - a cidade do Rio de Janeiro, foram todas remodeladas segundo os padrões europeus, expressões como “O Rio civiliza-se” foram mais correntes após a reestruturação da Avenida Central no Rio de Janeiro. Outro exemplo da influência da Belle Époque foi no carnaval, figuras como os indígenas e os negros foram quase todos banidos em troca das fantasias e máscaras, representadas por personagens europeias como a Colombina, o Pierrô, o Arlequim.
Dentro deste universo cultural da Belle Époque brasileira surgiram as motivações para a construção do Teatro Municipal de São Paulo em 1903, sob influência europeia a obra foi projetada e construída, os espetáculos que